1 de maio de 2011

Smart - Evolução

Mercedes-Benz NAFA 1982 - Primeiro Carro conceito da Mercedes-Benz com o objetivo de servir como transporte urbano de curta distância para no máximo 2 pessoas. Era diferente de tudo o que a marca da estrela havia mostrado até então. Os destaques do carrinho ficavam por conta das 4 rodas direcionais e das portas corrediças.

MCC Eco-Speedster Concept 1993 - A marca continuou pensando na proposta de um carro urbano, mas agora se juntou a um parceiro para a empreitada. O MCC era de  "Micro Compact Car" que foi o primeiro nome da Joint-venture entre a Daimler-Benz com a SHC (fabricante de relógios suiça dona da Swatch). Ainda não negava a origem, já que em alguns lugares levava a marca Mercedes (Como por exemplo nas rodas). Essa versão tinha como destaque o teto tipo Targa.

MCC Eco-Sprinter Concept 1993 - Foi apresentado junto com o Eco-Speedster, porém não tinha o teto targa, mais um teto de vido com células solares, que ajudavam a carregar o seu motor elétrico de 40Kw. Apresentava um design mais convencional que o seu irmão e mais próximo da versão de rua.

 
Smart Atlanta Concept 1996 - Acredito que a Mercedes deve ter ficado bem indecisa em lançar esse carro, pois as evoluções demoravam anos. Em 1996, já com a marca Smart, apresentava o Atlanta Concept, que mais parecia um mini buggy. O destaque do carro era a ausência de portas e os faróis, que foram aproveitados no Smart de série só em 2000.

Smart City "Fashion Victim" Concept 1997 - Carro conceito já com todos os detalhes da versão de série, porém com acabamento diferenciado para promover a marca até então pouco conhecida. O Lançamento ocorreu em 1997, porém o carro só iniciou suas vendas no ano seguinte.

Smart City Coupe 1998 - Modelo definitivo da primeira geração, que não veio para o Brasil oficialmente. Seu design virou ícone, porém as vendas demoraram a decolar nesse início. Chamava atenção na época seu motor de 3 cilindros com tração traseira e os painéis de carroceria removíveis feitos de plástico. Era possível mudar inclusive sua cor rapidamente, pois as concessionárias vendiam esses painéis como acessórios.

Smart City Cabrio 2000 - Nesse ano surge sua versão cabrio, uma idéia que o acompanha desde os primeiros conceitos. A capota era de lona com vigia traseira de vidro. A coluna B foi mantida junto a um reforço estrutural, para deixar a carroceria sempre no lugar.

Smart Fortwo 2007 - Modelo atualmente fabricado. Ganhou o nome de Fortwo (para dois em inglês) em alusão ao número de assentos. Foi apenas uma evolução de design, pois sua essência continua a mesma. Os maiores destaques foram as mudanças internas, onde o carro ganhou um acabamento mais luxuoso e bem cuidado. Essa geração tem o projeto tocado 100% pela Daimler-Benz, já que a SHC saiu da joint-venture.

Smart Fortwo Cabrio 2007 - A versão conversível atual foi lançada junto com a coupé. Recebeu as mesmas melhorias estéticas. 

Nenhum comentário: