26 de abril de 2011

Saab no Brasil

Saab 9-5 2011
Nos últimos meses tenho ouvido muito falar no retorno da Sueca Saab ao Brasil, já que depois de ter se separado da mãe GM a marca precisa conquistar mercado.


Pouca gente sabe mas a Saab já teve uma curtíssima passagem oficial pelo Brasil. Foi em 1991 com a abertura das importações. A GM queria trazer um carro para competir com as grandes marcas de luxo (BMW, Mercedes e Volvo). A opção escolhida foi o luxuoso Saab 9000, top de linha da marca.


Saab 9000 - Modelo 1991
O modelo chegou a ser testado pelas revistas da época e prometia ser um carro competitivo, mas por alguma razão a GM desistiu de importá-lo, trazendo umas poucas unidades, que hoje são raríssimas de serem vistas (alguns dizem que somente 20). Uma aparição famosa do 9000 foi no GP do Brasil de 1991, onde levou Ayrton Senna (após ter desmaiado) ao pódio, na sua emocionante primeira vitória em casa. Quem assistiu ao recente documentário Senna teve a oportunidade de ver o Saab em ação.


Saab que levou Senna ao pódio no GP Brasil de 1991. Foto: Quatro-rodas Julho/1991
Acho os Saabs da nova geração carros muito bonitos e modernos. Fiquei ainda mais feliz depois que a marca voltou a ser independente com a compra pela Spyker. Espero que essa segunda vinda seja um sucesso.

Nenhum comentário: