27 de abril de 2011

Top 10 - Futuros carros de coleção dos anos 90

Apresentar os 10 mais de algo não é nada original, tendo em vista que todo mundo faz isso. Porém, com o fascínio que temos neste tipo de lista, não poderia deixar de colocar uma seção no blog. Hoje apresentamos os 10 carros que hoje não estão muito valorizados, mais que no futuro serão muito valorizados, como ocorreu por exemplo com os Dodges, Mavericks e Escorts XR3 MK3, que hoje valem seu peso em ouro. 

10. Volkswagen Pointer GTI - 1994 - 1996

Pointer GTI - Foto: Quatro Rodas
Quem é: Representante mais famoso fabricado pela Autolatina (Joint Venture entre Ford e Volkswagen) ficou famoso por seu design, que à época foi elogiado pelo Presidente mundial da Volkswagen. Acabou servindo de referência para os futuros carros da marca.

Por quê é raro: Sua produção foi encerrada em 1996, não porque ele não vendia, mas porque a Autolatina acabou. Como o carro era feito nas instalações da Ford (sob a base mecânica do Escort), as empresas tomaram essa decisão. Hoje em dia é difícil ver um Pointer dos modelos "normais" (GLI e CLI). Ver um GTI em boas condições é coisa para se ganhar o dia.

9. Ford Escort 2.0i XR3 Conversível - 1993-1996

Ford Escort 2.0i Conversível


Quem é: Versão conversível da terceira geração do Escort Brasileiro (quinta geração mundial). 

Por quê é raro: Fabricado de 1993 a 1996 foi (junto com o Kadett GSI) o representante dos últimos conversíveis fabricados em série no Brasil. Devido ao preço caríssimo na época, teve poucas unidades produzidas. Mais raro ainda é a série especial 75 anos, de 1995, que comemorava o aniversário da Ford do Brasil. Essa versão vinha com a exclusiva pintura preta e prata.

8. Chevrolet Kadett GS - 1989-1991

Kadett GS
Quem é: O Primeiro e pouco lembrado modelo esportivo da Linha Kadett. 

Por quê é raroTinha o mesmo motor 2.0 da linha Monza. Como o desenvolvimento do motor com injeção eletrônica ainda não estava finalizado no lançamento do Kadett (em 1988), lançaram a versão GS com carburador. Foi fabricado por pouco tempo e apesar de parecer um Kadett GSI, tem várias diferenças de acabamento que o tornam diferente e bem mais raro que um GSI. 

7. Fiat Tipo 1.6 mpi - 1995-1997



Quem é: O único Fiat Tipo fabricado no Brasil.

Por quê é raro: Fiat Tipo? Você é Louco? Não. Apesar de não ser um carro nada raro, o Tipo sempre foi importado da Itália. Devido ao grande sucesso do modelo, a Fiat resolveu fabricá-lo  no Brasil. Com isso ganhou injeção multiponto (daí vem o mpi do nome). Foi o primeiro carro nacional a ter Airbag (opcional). Devido a má reputação de incêndios do carro e a queda do prestígio de ser importado, parou de ser fabricado após menos de 2 anos.


6. Fiat Tempra Turbo - 1995-1996



Quem é: Versão esportiva do Tempra, única com 2 portas.

Por quê é raro: Não foi o primeiro carro com turbo de fábrica no Brasil, porém era o carro mais rápido em seu tempo (220 Km/h de vel. máx.) e o único Tempra esportivo com 2 portas no mundo. A versão 2 portas desse carro só existiu por aqui, fruto do final de uma época em que os carros 4 portas eram mal vistos. Possuía várias tecnologias avançadas para época, como ar condicionado digital e computador de bordo.




5. Volkswagen Gol GTI 16v - 1995-1997


Gol GTI 16v
Quem é: Versão esportiva top de linha do Gol GII, numa época que o modelo tinha 3 esportivos (além dele tinha o TSI e o GTI 8v).


Por quê é raro: Era o Gol mais caro de sua época e poucos foram vendidos. Tinha o atrativo do motor 2.0 16v com cabeçote importado (do Golf GTI). Foi o motor AP mais potente já produzido no Brasil (145 cv). Era cheio de detalhes exclusivos, onde o que mais chamava atenção era a famosa bolha no capô.


4. Fiat Uno Turbo i.e. - 1995-1996


Uno Turbo i.e.
Quem é: Versão mais esportiva já lançada do Uno.


Por quê é raro: Foi o primeiro carro turbo fabricado em série no Brasil. Esse era um verdadeiro pocket rocket. Tudo nele era diferente dos Unos "normais" como painél, bancos, pára-choques e até o estepe ficava num lugar diferente (no porta-malas, ao invés do compartimento do motor).


3. Chevrolet Vectra GSI - 1994-1996


Vectra GSI - Foto: Quatro Rodas


Quem é: Esportivo da linha Vectra A nacional.


Por que é raro: Além do acabamento um pouco diferenciado (não muito), o carro tinha o mesmo motor Opel que equipava o Calibra, que era um 2.0 16v com injeção eletrônica sequencial e 150cv. Fabricado por pouquíssimo tempo (como toda a linha Vectra A), foi o único esportivo legítimo do Vectra.



2. Lobini H1 - 2005 - ?


Lobini H1 - Foto: www.lobini.com.br


Quem é: Único esportivo de motor traseiro fabricado no Brasil atualmente.


Por que é raro: O Lobini ainda é fabricado, mais vê-lo é algo mais difícil que 


1.  Emme Lotus 422T - 1996


Emme Lotus
Quem é: Um sedã esportivo com uma muito mal explicada história.


Por quê é raro: Fabricado pela Emme, foi produzido para ser um sedã esportivo  para concorrer com BMW e Mercedes. Tinha um motor Lotus de origem duvidosa (alguns dizem que era refugo da fábrica inglesa) e o design copiado de um carro conceito da Volvo (que deu origem ao primeiro S80). Nasceu morto e virou carro de colecionador imediatamente. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da lista

moreira disse...

Adorei a Matéria, só não concordo com o apontamento dos Chevrolet Ômega na relação, acredito que será muito difícil o modelo desfilar entre os antigos no futuro por motivos que todos já sabem, pecas caras difíceis e encontradas somente em desmanche e nem todos os desmanchar tem este carro por motivos de pouca procura