10. Volkswagen Pointer GTI - 1994 - 1996
Pointer GTI - Foto: Quatro Rodas |
Quem é: Representante mais famoso fabricado pela Autolatina (Joint Venture entre Ford e Volkswagen) ficou famoso por seu design, que à época foi elogiado pelo Presidente mundial da Volkswagen. Acabou servindo de referência para os futuros carros da marca.
Por quê é raro: Sua produção foi encerrada em 1996, não porque ele não vendia, mas porque a Autolatina acabou. Como o carro era feito nas instalações da Ford (sob a base mecânica do Escort), as empresas tomaram essa decisão. Hoje em dia é difícil ver um Pointer dos modelos "normais" (GLI e CLI). Ver um GTI em boas condições é coisa para se ganhar o dia.
9. Ford Escort 2.0i XR3 Conversível - 1993-1996
Ford Escort 2.0i Conversível |
Quem é: Versão conversível da terceira geração do Escort Brasileiro (quinta geração mundial).
Por quê é raro: Fabricado de 1993 a 1996 foi (junto com o Kadett GSI) o representante dos últimos conversíveis fabricados em série no Brasil. Devido ao preço caríssimo na época, teve poucas unidades produzidas. Mais raro ainda é a série especial 75 anos, de 1995, que comemorava o aniversário da Ford do Brasil. Essa versão vinha com a exclusiva pintura preta e prata.
8. Chevrolet Kadett GS - 1989-1991
Kadett GS |
Quem é: O Primeiro e pouco lembrado modelo esportivo da Linha Kadett.
Por quê é raro: Tinha o mesmo motor 2.0 da linha Monza. Como o desenvolvimento do motor com injeção eletrônica ainda não estava finalizado no lançamento do Kadett (em 1988), lançaram a versão GS com carburador. Foi fabricado por pouco tempo e apesar de parecer um Kadett GSI, tem várias diferenças de acabamento que o tornam diferente e bem mais raro que um GSI.
7. Fiat Tipo 1.6 mpi - 1995-1997
Quem é: O único Fiat Tipo fabricado no Brasil.
Por quê é raro: Fiat Tipo? Você é Louco? Não. Apesar de não ser um carro nada raro, o Tipo sempre foi importado da Itália. Devido ao grande sucesso do modelo, a Fiat resolveu fabricá-lo no Brasil. Com isso ganhou injeção multiponto (daí vem o mpi do nome). Foi o primeiro carro nacional a ter Airbag (opcional). Devido a má reputação de incêndios do carro e a queda do prestígio de ser importado, parou de ser fabricado após menos de 2 anos.
6. Fiat Tempra Turbo - 1995-1996
Quem é: Versão esportiva do Tempra, única com 2 portas.
Por quê é raro: Não foi o primeiro carro com turbo de fábrica no Brasil, porém era o carro mais rápido em seu tempo (220 Km/h de vel. máx.) e o único Tempra esportivo com 2 portas no mundo. A versão 2 portas desse carro só existiu por aqui, fruto do final de uma época em que os carros 4 portas eram mal vistos. Possuía várias tecnologias avançadas para época, como ar condicionado digital e computador de bordo.
5. Volkswagen Gol GTI 16v - 1995-1997
Quem é: Versão esportiva top de linha do Gol GII, numa época que o modelo tinha 3 esportivos (além dele tinha o TSI e o GTI 8v).
Por quê é raro: Era o Gol mais caro de sua época e poucos foram vendidos. Tinha o atrativo do motor 2.0 16v com cabeçote importado (do Golf GTI). Foi o motor AP mais potente já produzido no Brasil (145 cv). Era cheio de detalhes exclusivos, onde o que mais chamava atenção era a famosa bolha no capô.
4. Fiat Uno Turbo i.e. - 1995-1996
Quem é: Versão mais esportiva já lançada do Uno.
Por quê é raro: Foi o primeiro carro turbo fabricado em série no Brasil. Esse era um verdadeiro pocket rocket. Tudo nele era diferente dos Unos "normais" como painél, bancos, pára-choques e até o estepe ficava num lugar diferente (no porta-malas, ao invés do compartimento do motor).
3. Chevrolet Vectra GSI - 1994-1996
Quem é: Esportivo da linha Vectra A nacional.
Por que é raro: Além do acabamento um pouco diferenciado (não muito), o carro tinha o mesmo motor Opel que equipava o Calibra, que era um 2.0 16v com injeção eletrônica sequencial e 150cv. Fabricado por pouquíssimo tempo (como toda a linha Vectra A), foi o único esportivo legítimo do Vectra.
2. Lobini H1 - 2005 - ?
Quem é: Único esportivo de motor traseiro fabricado no Brasil atualmente.
Por que é raro: O Lobini ainda é fabricado, mais vê-lo é algo mais difícil que
1. Emme Lotus 422T - 1996
Quem é: Um sedã esportivo com uma muito mal explicada história.
Por quê é raro: Fabricado pela Emme, foi produzido para ser um sedã esportivo para concorrer com BMW e Mercedes. Tinha um motor Lotus de origem duvidosa (alguns dizem que era refugo da fábrica inglesa) e o design copiado de um carro conceito da Volvo (que deu origem ao primeiro S80). Nasceu morto e virou carro de colecionador imediatamente.
5. Volkswagen Gol GTI 16v - 1995-1997
Gol GTI 16v |
Por quê é raro: Era o Gol mais caro de sua época e poucos foram vendidos. Tinha o atrativo do motor 2.0 16v com cabeçote importado (do Golf GTI). Foi o motor AP mais potente já produzido no Brasil (145 cv). Era cheio de detalhes exclusivos, onde o que mais chamava atenção era a famosa bolha no capô.
4. Fiat Uno Turbo i.e. - 1995-1996
Uno Turbo i.e. |
Por quê é raro: Foi o primeiro carro turbo fabricado em série no Brasil. Esse era um verdadeiro pocket rocket. Tudo nele era diferente dos Unos "normais" como painél, bancos, pára-choques e até o estepe ficava num lugar diferente (no porta-malas, ao invés do compartimento do motor).
3. Chevrolet Vectra GSI - 1994-1996
Vectra GSI - Foto: Quatro Rodas |
Quem é: Esportivo da linha Vectra A nacional.
Por que é raro: Além do acabamento um pouco diferenciado (não muito), o carro tinha o mesmo motor Opel que equipava o Calibra, que era um 2.0 16v com injeção eletrônica sequencial e 150cv. Fabricado por pouquíssimo tempo (como toda a linha Vectra A), foi o único esportivo legítimo do Vectra.
2. Lobini H1 - 2005 - ?
Lobini H1 - Foto: www.lobini.com.br |
Quem é: Único esportivo de motor traseiro fabricado no Brasil atualmente.
Por que é raro: O Lobini ainda é fabricado, mais vê-lo é algo mais difícil que
1. Emme Lotus 422T - 1996
Emme Lotus |
Por quê é raro: Fabricado pela Emme, foi produzido para ser um sedã esportivo para concorrer com BMW e Mercedes. Tinha um motor Lotus de origem duvidosa (alguns dizem que era refugo da fábrica inglesa) e o design copiado de um carro conceito da Volvo (que deu origem ao primeiro S80). Nasceu morto e virou carro de colecionador imediatamente.
2 comentários:
Gostei da lista
Adorei a Matéria, só não concordo com o apontamento dos Chevrolet Ômega na relação, acredito que será muito difícil o modelo desfilar entre os antigos no futuro por motivos que todos já sabem, pecas caras difíceis e encontradas somente em desmanche e nem todos os desmanchar tem este carro por motivos de pouca procura
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